CAMINHAR


"Deus tira de nós o que mais amamos. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso. E a culpa? A culpa é da vida que tem inicio, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: não importa onde esteja, estará sempre comigo." 

- Passei por essa frase pendurada no lustre da varanda quando saia para caminhar e me lembrei de que a melhor companhia que podemos ter somos nós mesmos. Porém, sozinhos. Talvez o ato de caminhar possa explicar melhor uma solidão. Ninguém pode andar por nós ou fazer o nosso caminho, pode é acompanhar o caminhar, o andar ou o passeio a pé. E mesmo assim, não é garantia de participação. Tem aquela frase que caracteriza a má companhia. 

Mas não pensei isto pela negativa. Estava refletindo sobre o fato de andar acompanhado e depois ficar a andar sozinho por “alguma qualquer” razão. As justificativas podem ser as mais variadas, pelos dois lados, mas não explica. Uns dizem que devemos seguir em frente ( para onde? e fazer o que com a meta? ) outros não dizem nada e nos espelhamos em “coitados” que sentados, esperam por algo que não deverá voltar. 

Caminhar sozinho tem suas vantagens, mas sempre penso nas desvantagens. Os benefícios são sempre efêmeros no que toca profundidade de sentimento. Certa vez, me “peguei” a tentar sair do caminho como forma de evitar a lembrança. É um ledo engano, pois qualquer paisagem, qualquer acidente geográfico e principalmente os “insights” e os malditos “flash-back” me joga intimamente ao momento em que fiquei só. Vem a cabeça todo o caminho que anteriormente foi percorrido até aquele momento fatídico e o pior é a imaginação futuristica que tenho 'SE' tivesse a companhia de (...) como o caminho teria sido. 

Pense você o que pensar, o pensamento da perda tem uma agravante: a surdez. Nem mesmo a voz da razão se faz ouvir. Acreditamos piamente que a situação é passageira e que a pessoa vai se tocar e vai voltar. Esperamos na chuva, na rua e no pior lugar (aceitando como bom) com a intenção de esperar que a pessoa deixe a outra e aceite o amor que devotamos. 

Essa espera cria a imagem da sombra que anda conosco, dia e noite e infelizmente olhamos para ela e esquecemos quem esta do nosso lado. 

"O dia de ontem é apenas um sonho. O amanhã, uma simples visão. Mas, o dia de hoje, bem vivido, faz de cada dia passado um sonho de felicidade e de cada dia futuro uma visão de esperança. Sejamos, pois, cuidadosos com o dia presente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigado.

GOSTO DE ...

  • Caminhar com o intuito de esquecer
  • Cozinhar para satisfazer, eu e outros
  • Filmes por que me isolam da realidade
  • Fotografar pois me ajudam a lembrar da vida
  • Livros por que ensinam a valorizar o momento